CLIQUE PARA VER TODAS AS NOTÍCIAS.
 

Exposição em São Paulo celebra Santos-Dumont e a história da aviação brasileira
 
13/11/2006
(enviado pela assessoria do IAB) - No ano do centenário do primeiro vôo de Alberto Santos-Dumont, o Instituto Arruda Botelho (IAB) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) promovem até dia 28 de novembro, no Espaço Sócio Cultural Teatro CIEE (Rua Tabapuã, 445, Itaim Bibi, São Paulo - SP), a exposição O Vôo da Humanidade, com o intuito de resgatar a história da aviação e divulgar mundialmente o nome de Santos-Dumont.

No evento, além de material informativo e fotos sobre a trajetória deste empreendedor brasileiro, os visitantes poderão conhecer uma das três réplicas concebidas pelo IAB do segundo e melhor avião de Santos-Dumont, o Demoiselle, que de acordo com especialistas, marcou o início da moderna indústria da aviação.

A partir dessa obra-prima, de excepcional estrutura, as distâncias foram reduzidas, o mundo ganhou agilidade e o transporte ganhou dimensões não imaginadas. Além de engenheiro aeronáutico de extrema capacidade, Santos-Dumont foi fantástico como desenhista, mecânico e piloto. Seu trabalho tem de ser mais valorizado no Brasil, assim como o é no exterior. O feito de Santos-Dumont deve ser motivo de orgulho para nós, brasileiros, e servir de exemplo para o País, ressalta Fernando Botelho, presidente do Instituto Arruda Botelho.

O presidente do IAB, Fernando Botelho, entrou para a história da aviação mundial após realizar, em setembro deste ano, em Dayton (EUA), o primeiro vôo conjunto do Demoiselle e de uma recriação do Flyer B, avião projetado pelos norte-americanos Orville e Wilbur Wright. Com o Projeto Demoiselle estamos divulgando o nome de Santos-Dumont internacionalmente. Em setembro, fizemos a apresentação do vôo do Demoiselle ao lado de um Flyer e, de 16 a 23 de outubro, a aeronave ficou exposta no Smithsonian, um dos maiores conglomerados científico-culturais dos Estados Unidos, que recebe anualmente cerca de onze milhões de visitantes, complementa Botelho.

Com estas e outras ações previstas pelo IAB, o nome de Santos-Dumont começa a sair do anonimato e chamar a atenção por seu pioneirismo e contribuição para a aviação mundial.

Homenagem ao gênio Santos-Dumont
Obstinado e sonhador, Santos-Dumont desenvolveu na infância o sonho de dar asas ao homem. E o fez na França, País onde estudou e aperfeiçoou seu extraordinário potencial inovador. Primeiramente, dedicou-se aos balões e, na seqüência, investiu na construção do seu primeiro avião: o conhecido 14-Bis, que em 23 de outubro de 1906, sobrevoou o Campo de Bagatelle por 60 metros, tornando-se a primeira aeronave na história a decolar com a utilização das próprias forças.

Santos-Dumont não permitiu que o sucesso subisse à cabeça. Seu desapego à fama e dinheiro era tamanho que ele não cobrou direitos autorais por seu segundo projeto, o Demoiselle, construído em 1907, e deixou os desenhos da aeronave como patrimônio da humanidade.

Foi pensando em mostrar ao mundo os feitos de
Alberto Santos-Dumont e sua contribuição para a história da aviação mundial, que o Instituto Arruda Botelho, empresa não governamental que visa contribuir para a preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural, histórico e artístico do Brasil, criou o Projeto Demoiselle, que há dois anos deu início a montagem das réplicas da aeronave de Santos-Dumont.

Além do vôo e da exposição nos Estados Unidos e dos eventos no Brasil, o Instituto Arruda Botelho está construindo mais uma réplica da segunda aeronave de Santos-Dumont e planeja a realização de novos vôos até o final do ano. Mas o ponto alto será em 2007, quando serão comemorados os 100 anos do Demoiselle. No próximo ano, nosso grande objetivo é voar sobre o Canal da Mancha, que liga a França à Inglaterra, distância de 36 km, diz o presidente do IAB. Outras apresentações na França também estão previstas, assim como divulgação em todo o Brasil.

Exposição "O Vôo da Humanidade"
Data:
de 31 de outubro a 28 de novembro
Local: Espaço Sócio-Cultural - Teatro CIEE
Rua Tabapuã, 445 - Itaim Bibi - São Paulo (SP)
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h30
Entrada gratuita

Aviação Paulista - ©Copyright
Todos os Direitos Reservados