AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Novos pilotos concluem curso da Esquadrilha da Fumaça
Nesta semana, três novos pilotos concluíram esta importante etapa

22/07/2019 - 12h34
(
Da assessoria do EDA) -
Ser piloto da Esquadrilha da Fumaça é comumente um incentivador, com inúmeros relatos a respeitos, para o ingresso na  FAB (Força Aérea Brasileira). Quando o objetivo de ingressar no Esquadrão é atingido, mais uma importante etapa deve ser cumprida: o piloto volta a ser aluno para realizar o curso de PODA (Piloto Operacional de Demonstração Aérea) para estar apto a realizar as manobras e acrobacias da Fumaça. Nesta semana, três novos pilotos concluíram esta importante etapa.

Confira a agenda de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça

__

Divulgação - EDA

  EDA

 

Novos pilotos concluem curso da Esquadrilha da Fumaça.
 
  

Desde o dia em que ingressa no Curso de Formação de Oficiais Aviadores na AFA (Academia da Força Aérea) até o dia em que atinge os requisitos necessários para se candidatar a piloto da equipe, passam-se ao menos dez anos. Por isso, todos os pilotos que ingressam na Esquadrilha da Fumaça possuem uma grande bagagem de experiência, advindos da aviação de caça, transporte e asas rotativas da FAB. O Capitão Alfonso Bittencourt, Tenente Vinícius Moreno e Tenente Leonardo Reis foram selecionados em 2018 e desde janeiro deste ano realizam o curso PODA, concluído nesta semana. A conclusão se dá por meio de um voo solo nas respectivas posições de voo (sem a presença do instrutor), juntamente com as outras seis aeronaves em um treinamento, na mesma sequência de manobras realizadas em uma demonstração.

O Tenente Moreno, que agora ocupa a posição de voo #6, afirma o sentimento de responsabilidade que a conclusão do curso carrega, pois, agora podendo demonstrar juntamente com a equipe, tem a responsabilidade de levar alegria ao público e elevar o nome da Força Aérea Brasileira. "É uma felicidade muito grande e um sentimento de responsabilidade ainda maior, levando o nome da FAB por todo o país e até mesmo para outros países", afirmou o piloto.

O curso PODA é dividido em 80 missões de voo, que se inicia com voos isolados para que o novo piloto se adapte ao voo à baixa altura e para que identifique as características do A-29 em voo acrobático. Passa pelo aprendizado e adaptação ao voo invertido (cabeça para baixo), que é uma marca registrada do Esquadrão, que executa várias manobras no dorso. Na sequência, inicia o aprendizado especificamente na sua posição de voo, voos em formatura com a realização de acrobacias e, por fim, o voo solo, com todas as aeronaves. Até a realização do solo, todos os voos são acompanhados pelo seu instrutor, que na maior parte do curso é o piloto que divide a mesma posição dentro da formação.

"Realizar o voo solo e concluir o PODA é uma sensação indescritível, resultado de um grande esforço, não só meu e da minha família, como de toda a equipe da Fumaça", disse o Tenente Reis, novo piloto da posição #2, que afirma ter marcado a sua vida.

Assim que termina o seu último voo do curso, o piloto é recebido pelos seus colegas do Esquadrão e pelo seu instrutor de voo, que o entrega o cachecol, símbolo do piloto militar solo. "Representar a Força Aérea Brasileira é uma responsabilidade muito grande e fazer isso na Esquadrilha da Fumaça é a certeza de que estou carregando em meu trabalho o profissionalismo de gerações de pilotos que me antecederam nesta posição, fruto de um grande trabalho em equipe", contou o Capitão Bittencourt que, a partir de agora, realiza demonstrações na posição #4.

Os novos pilotos formados têm sua estreia prevista já para neste próximo final de semana. No último sábado, dia 20 de julho, o capitão Bittencourt debuta na cidade de Tatuí (SP). Ontem, dia 21, foi a vez do Tenente Reis, em Sorocaba (SP). No final de semana seguinte, próximo sábado, dia 27, na cidade de Jardinópolis (SP), será a vez de o Tenente Moreno realizar a sua primeira demonstração com a Esquadrilha da Fumaça.

O piloto tem uma permanência prevista de cinco anos na Esquadrilha da Fumaça, por isso, anualmente um a três pilotos deixam a equipe, abrindo as vagas para que novos sejam selecionados para comporem a equipe a partir do ano seguinte. Os novos pilotos que integrarão a Fumaça a partir de 2020 já foram selecionados e anunciados, e podem ser conhecidos nesta matéria publicada em maio.
  

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds